Aleitamento materno


Foto Amanda Nunes. Direito reservado

O aleitamento materno na primeira hora de vida é muito importante pois estimula a produção de leite, auxilia nas contrações uterinas, diminui o risco de hemorragia ou infecções e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e bebê.

O apoio e estímulo do pai, da família, dos amigos e dos profissionais de saúde é fundamental para o sucesso da amamentação pois contribuiu para a confiança e segurança materna.

Recomenda-se (Organização Mundial da saúde e Ministério da Saúde) o aleitamento exclusivo até os seis meses , portanto não é necessário oferecer chás, sucos, outros leites, nem mesmo água. Após essa idade, inicia-se a complementação alimentar e a amamentação continua até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Foto Amanda Nunes. Direito reservado

Muitas vezes o retorno ao trabalho gera o desmame precoce. E então, já se perguntou como assegurar o direito da gestante e do bebê ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida? (tema para se aprofundar em outro texto...)

Voltando ao tema, a humanização do parto, incentiva a amamentação já na primeira hora de vida e por isso a importância que aconteça no mesmo ambiente do parto ou que tenha alojamento conjunto mãe/bebê, que se realize os primeiros exames do bebê junto da mãe e que se incentive a livre demanda.

Algumas dúvidas, medos, crenças ou mitos fazem com que a amamentação se torne difícil. Por isso, informação, orientação e apoio são fundamentais!

Como Doula e Educadora Perinatal tenho a oportunidade de oferecer informações, apoio e orientação com qualidade e empatia. E sendo necessário, indico Consultoras em Aleitamento Materno.

#aleitamentomaterno #amamentação #amamentaçãoemlivredemanda #partohumanizado #doulaeeducadoraperinatal

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square