Conhece o parto lótus?

February 27, 2018

Parto de lótus acontece após o nascimento do bebê e o nascimento (dequitação) da placenta, em que o cordão umbilical, não é cortado  e a separação é natural podendo levar de 3 a 10 dias para a secagem e desprendimento.

 

Sabe-se que até o cordão parar de pulsar, o sangue continuará levando oxigênio, ferro, vitamina K, células tronco, outros nutrientes e hormônios para o bebê, o que aumenta sua imunidade e diminui risco de anemia na primeira infância.

 

Na visão holística do ser humano como parte do todo, a placenta e bebê são uma unidade que possuem uma forte relação. A placenta é símbolo de vida e energia vital que nutri o bebê durante a vida intrauterina e aguardar a sua separação natural é permitir a transição gradual e uma adaptação suave extrauterina.   

 

E para realizar. é necessário alguns cuidados para evitar odores, insetos e contaminação. 

 

Contarei sobre minha experiência com meu filho.

A placenta ficou por 2 dias no gelo numa vasilha de barro encapada com insulfilme. Quando o gelo derretia, jogávamos a água fora, lavava e secava a placenta e a colocava na vasilha com gelo. Em outros 2 dias decidimos colocar numa vasilha de vidro com sal grosso, ervas, pétalas de rosa e óleos essenciais. De noite lavava e secava a placenta e a deixava na vasilha novamente. Também higienizávamos a região do umbigo a cada troca de fralda com cotonete e álcool 70%, mantínhamos o local seco e limpo. O primeiro banho ocorreu após o desprendimento do cordão.  

 

Me exigiu uma atenção maior na amamentação, nas trocas de fralda e no caminhar pela casa. E foi muito especial observar as reações no cuidado com a placenta - o gelo e meu medo de choque térmico no bebê, o que não chegou a acontecer; o sal e sua ação de secar, me fez contrair e me desculpar com a placenta, e aceitar que foi como decidimos fazer por ser verão.

 

E quando ocorreu a separação do cordão - em uma das trocas de fralda - suspirei, agradeci a placenta e agarrei meu filho, dei boas vindas (senti diferente do momento do parto) e o amamentei. Agora estamos esperando um momento para enterrar a placenta e plantar uma árvore. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Educação Perinatal: fazendo a diferença no gestar, parir e nascer

March 28, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 9, 2018

February 27, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now