Ser protagonista na gestação e no parto.

November 7, 2016

 

Talvez já tenha observado durante a gestação e a preparação para o parto, em textos, em encontros para gestantes, em discurso de outras mulheres ou ainda em filmes, documentário e tutorial na internet a seguinte palavra: PROTAGONISTA em frases do tipo: “a mulher deve ser a protagonista no parto”.  

 

Ser protagonista entende-se por alguém que tem destaque num acontecimento. Como graduada em teatro, rapidamente eu relaciono essa palavra com atores, personagens, cenas, cenários, adereços, figurinos, sonoplastia, maquiagem, texto...

 

Tá mais você deve estar se perguntando, e o que isso tem a ver com o cenário de parto? A meu ver, tudo!


 

Para ser protagonista há necessidade de entrega e confiança, e de aceitar que para o acontecimento do parto não há como ter ensaios que definem com exatidão o que acontecerá. Sim, existem probabilidades e tendências, que são ditas e explicadas pelos profissionais em consultas, cursos e palestras.  Mas, só no dia é que se poderá sentir e vivenciar o desenrolar da cena, as reações da mulher diante o trabalho de parto e a reverberação nos outros personagens.

 

O aquecer e se preparar é importante, por isso decidir quem serão os outros atores envolvidos (médico obstetra, obstetriz, enfermeira obstétrica, doula, acompanhante, pediatra, algum outro familiar), conhecer os tipos de parto (normal, natural ou cesárea) e o local onde acontecerá (hospital, casa de parto, domiciliar) é fundamental.

 

Diante destas decisões, algumas mulheres iniciam a busca por atividades que acreditam que a deixarão seguras e confiantes para que no dia do nascimento o parto aconteça e se sintam: empoderadas, ativas, respeitadas, instintivas, ouvidas e no controle dos processos dando seus consentimentos. Algumas praticam atividades físicas e de bem-estar, procuram cursos e palestras de gestantes e de preparação para o parto e seguem práticas espirituais.

 

A protagonista aceita que carregará para o trabalho de parto e parto (ou seja, no acontecimento que ela terá o destaque) todas as suas experiências vividas, pois no corpo e na mente estão os registros da memória, dos sentimentos e emoções, das crenças e valores.

 

Por conhecer práticas meditativas, entendo também por protagonista alguém que tem a atenção plena, presente e consciente, que tem discernimento e faz escolhas, que seu corpo e mente se integram e flui energia.

 

Por isso, a mulher é a protagonista do parto, mas cada ator envolvido também é o protagonista na sua função, pois no parto não se deve ter adereços ou acessórios. Pense e escolha quem estará com você. 

 

Procure dizer e saber o que os outros envolvidos farão, converse sobre suas expectativas e desejos, como poderá ter alívio para dores e quais são seus medos. Busque manter “a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”.

 

Aceite, Confie, Entregue e Agradeça.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Educação Perinatal: fazendo a diferença no gestar, parir e nascer

March 28, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 9, 2018

February 27, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now