Doula: aquela que serve.

Para iniciar os textos do blog do Inanna Luz Ativa, decide escrever sobre a existência da Doula e qual a necessidade da mulher gestante em ter apoio físico e emocional. Como também, sobre o valor, tarefas e ferramentas da Doula e os efeitos do seu acompanhamento.

Por que existe Doula ?

A existência da Doula – do grego aquela que serve – surge da necessidade das mulheres grávidas por um apoio físico e emocional no ciclo gravidez, parto e pós-parto. Esta busca e a decisão de querer ter uma Doula têm crescido nos últimos anos no Brasil e no mundo.


Acompanhamento como Doula no parto hospitalar. (imagem com direitos reservados)

Qual é a necessidade da gestante de ter uma Doula ?


A Doula oferece apoio físico e emocional e dependendo da sua capacitação e treinamento realizará acompanhamentos na gestação, parto e pós-parto.


Pergunte-se o que deseja, o que quer, o que precisa, o que espera da presença da Doula. Normalmente é para suprir algum desejo seu e ao escolher sua Doula, converse sobre como ela poderá te ajudar e o que você espera desse acompanhamento.


Vale ter uma Doula ?


Se for pensar sobre geração de valor e inovação, sim, vale! Pergunte-se quais os valores que você preza e que te conduzem no dia-a-dia, e agora nesta fase da gestação e maternidade.


A presença da Doula pode valer pelas indicações de posições, respiração, massagem ou pelo seu simples olhar de confiança e segurança na mulher que está gestando, parindo e maternando.


Acompanhamento como doula em parto domiciliar

Quanto vale uma Doula ?


Depende muito da cidade e da profissional. Algumas estipulam um preço conforme o acompanhamento, algumas atendem voluntariamente e algumas por meio de trocas de moeda social. Busque informações, procure conhecer os grupos de apoio da sua cidade e converse com as profissionais, para então poder escolher aquela com a qual sinta empatia.


Qual é a tarefa da Doula (o que faz e o que não faz) ?


A Doula, não possui experiência técnica na área da saúde, portanto não realiza a assistência ao parto - NÃO: afere pressão, realiza toques vaginais, monitora batimentos cardíacos fetais, administra de medicamentos.


A Doula orienta com informações de alguns conceitos, procedimentos, protocolos e rotinas realizadas pelos profissionais da assistência ao parto e nascimento (institucionalização e medicalização do parto e as novas evidências científicas). A Doula também oferece apoio físico e emocional na gestação, parto e pós-parto.


Palestras em empresas e Cursos para gestantes

Quais as ferramentas utilizadas por uma Doula ?


Alteram de Doula para Doula, pois depende dos serviços oferecidos, dos conhecimentos, habilidades e capacidades que cada profissional adquiriu e procura fazer de melhor.


As Doulas utilizam práticas e métodos não farmacológicos de alívio da dor, orientando posições, respirações, massagens e visualizações.


As sabedorias e abordagens são múltiplas, por isso da importância de conhecer e escolher àquela Doula que lhe ofereça o que você deseja saber e praticar.


Qual o efeito de ter uma Doula ?


Um efeito responsável e sustentável se o acompanhamento for baseado no respeito e empatia.


Talvez seja uma oportunidade de você conhecer (reconhecer) valores, paradigmas, se renovar, inovar e se reinventar como mulher. De você compreender sobre o ciclo da gravidez, parto e pós-parto, de aceitar e se entregar à intuição.


O efeito é você se sentir capaz, em poder fazer escolhas e tomar decisões conscientes que serão as melhores para você, e que dizem respeito ao seu momento e ao seu processo.

#Doula #inannaluzativa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square